Periodontia

Sobre as Doenças Periodontais

Entre as mais comuns estão à genvivite e a periodontite que se caracterizam por processos inflamatórios nos tecidos moles. A falta de tratamento da periodontite pode evoluir para a perda do dente.

Os sinais mais comuns para as doenças periodontais são:
  • Sangramento gengival
  • Halitose
  • Gengivas vermelhas e inchadas
  • Pus entre a gengiva e o dente
  • Alterações no formato da gengiva
Medicina Periodontal

Desde a Antiguidade, existem relatos sugerindo que certas condições sistêmicas podem ter repercussão sobre a cavidade bucal e vice-versa. Nesse contexto, surgiu o termo “Medicina Periodontal”, representando um novo paradigma que procura correlacionar as doenças periodontais (reconhecidas como infecções bacterianas e que estão entre as doenças crônicas mais comuns do ser humano) e as condições gerais do indivíduo.

Apesar de ser bastante documentado o impacto potencial de modificadores e/ou desordens sistêmicas sobre o periodonto, já são diversos os estudos que tratam das consequências da doença periodontal sobre a condição sistêmica, o que torna fundamental ao Periodontista estar profundamente atualizado sobre esse assunto de extrema importância. O objetivo da investigação periodontal sobre interferências na saúde geral sistêmica do paciente fundamenta-se em evitar que condições de doença periodontal sirvam de fator de risco para desencadear ou interferir nas diversas condições de doenças sistêmicas. Dentre as quais as mais encontradas são: interrelação entre doenças periodontais associadas á; artrite reumatóide, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, parto pré-termo e nascimento de bebês com baixo peso.

Tratamento Periodontal (gengiva)

O tratamento periodontal ou tratamento de gengiva é a especialidade que trata da periodontite, estudando a gengiva e os tecidos moles da boca. O objetivo do tratamento de periodontia é estabilizar para não ocorrer perdas dos dentes e assegurar que o paciente não volte a ter novos problemas de periodontite.

Tratamentos da Gengiva – Consulte um Periodontista
Muitas vezes sentimos algum desconforto gengival como, por exemplo, sangramentos, inchaços, sensação de mobilidade nos dentes, halitose (mau hálito), coceira entre outros.
Estes sintomas estão normalmente ligados a uma deficiente higienização, mas também podem ser causados por outros fatores, de ordem dentária como restaurações com desadaptações, ausências dentárias entre outros fatores.
Estas desarmonias podem levar á problemas periodontais, patologia está que deve ser tratada e acompanhada pelo Periodontista, cirurgião dentista especializado nessa área.

S.A.P.I (Sistema de Acompanhamento Periodontal Intensivo)
  • Sua gengiva sangra com facilidade?
  • Sente em seus dentes certa mobilidade?
  • Acha que há formação de tártaro rapidamente após a última consulta no dentista?

Se você respondeu sim a uma, ou mais destas perguntas você pode estar sofrendo de periodontite/gengivite.
A periodontite/gengivite afeta crianças, jovens e adultos independente de raça ou condição social. É uma doença que se desenvolve com o acúmulo de alimentos na cavidade oral, o qual funciona como substrato (“ração”) para a proliferação bacteriana formando a chamada “placa bacteriana”, que “agride” afetando tanto a gengiva bem como os demais tecidos que sustentam os dentes (periodonto). O S.A.P.I consiste em 6 meses de tratamento periodontal, divididos em sessões mensais, nas quais especialista (periodontista) vai atuar na limpeza, descontaminação, acompanhamento e principalmente, na orientação de higienização dentária promovendo saúde gengival, mantendo assim seu sorriso bonito, saudável e seu hálito fresco.

Sessões mensais de aproximadamente 50 minutos, nas quais são utilizadas:
  • Raspagem alisamento e polimento radicular, manual e com aparelho de ultrassom
  • Polimento com jato de bicarbonato, associada a taças de borracha com pasta de polimento
  • Aplicação tópica de flúor
  • Aplicação de Laser Infravermelho que tem função analgésica, anti-inflamatória, bioestimulante

Todos esses procedimentos básicos periodontais, realizados pelo Dr. Daniel E. S. de Miranda (periodontista) garantem o sucesso e a devolução da saúde bucal.

Dúvidas Frequentes:

•  O tratamento gengival causa dor?
   Não, se executado com critério e técnica refinada, o mesmo acarreta apenas um pequeno desconforto.

•  Qual é a urgência de se tratar a gengiva quando apresentamos sintomas do tipo: sangramentos, inchaços, sensação de mobilidade nos dentes, halitose, coceira entre outros?
   Se você apresenta algum dos sintomas descritos acima está indicada uma consulta com o Periodontista imediatamente, pois você pode estar apresentando periodontite, que quando não tratada corretamente pode levar a perdas dentárias e até mesmo interação com outros problemas de saúde (MEDICINA PERIODONTAL).

•  O que pode acontecer se não tratarmos a doença gengival?
   Podem ocorrer infecções bucais e até a perda de dentes assim como o desenvolvimento de doenças sistêmicas, fato de estudos recentes denominada de medicina Periodontal.

•  Por que devemos tratar com um especialista em periodontia?
   Porque o especialista tem condições de examiná-lo e diagnosticar as patologias adequadamente alem de tornar o tratamento bem mais confortável uma vez que utiliza técnicas e aparelhos especiais.

O que é Medicina Periodontal?
   De acordo com diversos autores nacionais e internacionais, a Medicina Periodontal é considerada um ramo da Periodontia e existem hoje vários trabalhos científicos demonstrando a forte associação entre doença periodontal e saúde ou doença sistêmica. Portanto, na relação bidirecional segundo a qual as Doenças Periodontais podem influenciar negativamente a saúde geral das pessoas, tanto quanto diversas patologias gerais podem afetar o início e a progressão das Doenças Periodontais, ou mesmo fazer parte do quadro de manifestações de uma doença sistêmica. Porém, a relação entre as duas patologias nem sempre é bidirecional, e os mecanismos que as ligam, por exemplo, as Doenças Cardiovascularese Doenças Periodontais ainda não são totalmente conhecidas, tendo em vista que os pacientes cardiopatas são pacientes diferenciados,que necessitam de um manejo clínico compatível com suas necessidades. Dessa forma é objetivo do Periodontista elucidar na prática clínica diária, proporcionando um tratamento desses pacientes, tendo como base evidências científicas, além de um perfeito monitoramento das suas alterações sistêmicas e que seja seguido um protocolo de atendimento específico.

PRINCIPAIS INTER-RELAÇÕES

DOENÇA PERIODONTAL x ARTRITE REUMATÓIDE
A artrite reumatóide é uma doença crônico-inflamatória, de caráter destrutivo, resultado do acúmulo persistente de infiltrado inflamatório na membrana sinovial, o que poderá provocar danos às articulações. Tanto a doença periodontal quanto a artrite reumatóide caracterizam-se pela condição inflamatória exacerbada. Assim, a liberação de mediadores inflamatórios a partir da doença periodontal tem sido relacionada como possível causa de processos de exacerbação do quadro de artrite reumatóide (AR).

DOENÇA PERIODONTAL x DIABETES MELLITUS
O diabetes mellitus é uma alteração metabólica caracterizada por hiperglicemia e glicosúria, devido a uma deficiência relativa ou absoluta de insulina, refletindo em uma distorção no equilíbrio entre a utilização de glicose pelos tecidos, liberação de glicose pelo fígado, produção e liberação de hormônios pancreáticos, da hipófise anterior e da supra renal. A hiperglicemia crônica, em longo prazo, pode ocasionar danos ao sistema nervoso, olhos, rins e sistema cardiovascular. Nos dias atuais diversos estudos têm sugerido que toxinas bacterianas, como os lipopolissacarídeos, que são liberadas na presença das doenças periodontais, podem aumentar a resistência à insulina,provocando aumento da glicose circulante, resultando em episódios de hiperglicemia.

DOENÇA PERIODONTAL x DOENÇAS CARDIOVASCULARES
As doenças periodontais passaram a ser associadas a doenças cardiovasculares pelos seguintes motivos:

•  Diversos estudos já encontraram material genético de bactérias periodontais (Porphyromonas gingivalis e Prevotella intermedia) em placas de ateroma.
•  Acredita-se que na presença de infecção crônica na cavidade bucal, haja liberação de produtos bacterianos na corrente circulatória, como é o caso das endotoxinas, que estimulam o sistema imune a liberar uma série de citocinas inflamatórias que poderão favorecer a formação de ateromas.
•  Em indivíduos com doença periodontal são encontrados níveis aumentados de proteínas da fase aguda, como fibrinogênio e proteína C reativa (PCR), que estão associadas a um aumento do risco para as doenças cardiovasculares.
•  Pode haver predisposição genética comum às duas patologias, pois alguns pacientes apresentam uma resposta inflamatória aumentada na presença de infecções.
•  A periodontite já apresentou relação com a hiperlipidemia através da liberação decitocinas inflamatórias, como IL-1 e TNF-a.
•  Outra situação que pode provocar patologias cardíacas é através da penetração na corrente circulatória de micro-organismos presentes na cavidade bucal, o que pode provocar infecção em regiões distantes, como as válvulas cardíacas.

DOENÇAS PERIODONTAIS X PARTO PRÉ-TERMO
As prováveis relações entre doenças periodontais e parto pré-termo são:

•  Bactérias causadoras de doença periodontal podem se disseminar pelo organismo através da corrente sanguínea e causar infecção na placenta, favorecendo o parto prematuro.
•  Lipopolissacarídeos oriundos da infecção periodontal e disseminados por via hematogênica podem induzir células corioamnióticas a sintetizar prostaglandinas e TNF-a, que são capazes de induzir ao parto pré-termo.
•  Os mediadores pró-inflamatórios produzidos localmente nos tecidos inflamados podem entrar na circulação e atuar como fonte sistêmica de citocinas fetotóxicas.

Apoiada na capacitação técnica da sua equipe, a Clinica Miranda de Odontologia, fornece soluções completas para você, fale diretamente com o especialista e esclareça. Agende conosco uma consulta.

Clinica Miranda

Endereço

Rua Nove de Julho, 72 - Torre Norte - Conj 146
Santo Amaro - São Paulo - SP

Agende sua consulta