Implantes

Implantodontia

Problemas causados pela perda de dentes X Implante dental
Não deixe em nenhuma situação que a perda de dentes comprometa sua estética e saúde. Hoje em dia temos a possibilidade de resolver problemas como deficiência mastigatória, fonética e até alguns tipos de dores de cabeça com a reabilitação oral lançando mão dos Implantes Dentários. O implante ósseo integrado é confeccionado em titânio comercialmente puro e atualmente é o que a odontologia tem de mais moderno para a substituição de um ou mais dentes perdidos. Funciona técnicamente como uma raiz artificial e sobre esta é instalada uma peça protética, (coroa) sendo esta unitária, múltipla ou total.
A implantodontia tem exercido função importantíssima na reabilitação de pacientes que perderam um, dois ou até todos os dentes. A perda de dentes pode levar a consequências sérias na saúde geral do ser humano, pois uma mastigação pouco eficiente pode levar desde as disfunções articulares que podem causar dores de cabeça, muitas vezes com causas, desconhecidas pela maioria dos médicos, até problemas psicológicos em função de baixa autoestima. Além disso a pouca eficiência mastigatória pode levar a uma perda de absorção de nutrientes alimentares e a uma sobrecarga do sistema digestivo gerando outros problemas de saúde. Para que todas as suas dúvidas sejam respondidas, ou mesmo por curiosidade em saber mais sobre os implantes dentários e a própria implantodontia, fale com nossos profissionais. Estamos sempre dispostos para solucionar seus desejos de conhecimento nesta área tão abrangente e magnífica. Não perca tempo! Implante dental é assunto sério.

Implantes Dentários

A Implantodontia é a especialidade da Odontologia que trata das perdas dentárias com a colocação de implantes. Sempre visando restaurar a forma, função e estética odontológica e bucal.
Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal posicionadas cirurgicamente no osso maxilo-mandibular abaixo da gengiva. Uma vez colocados, esses implantes funcionarão como pilares de sustentação que irão permitir ao dentista montar dentes sobre os mesmos.
Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Dentaduras parciais e próteses montadas sobre implantes certamente não “escorregarão”, e nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação ou a fala. Esta segurança ajuda as dentaduras parciais e pontes, assim como coroas individuais colocadas sobre implantes, que proporcionam uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.
Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos, ápices alveolares pouco pronunciados ou aparelhos. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Uma vantagem dos implantes é não ser necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar. Para receber um implante, é preciso que você tenha tecidos ósseos e gengivais saudáveis e adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso em longo prazo de seus implantes.
Quando falamos em Saúde devemos considerar que ter Saúde significa ter uma boa Saúde Geral. De que adianta o pulmão estar ótimo se o coração não funciona. Uma infecção na boca, por exemplo, pode ocasionar graves problemas cardíacos.(vide MEDICINA PERIODONTAL) Sentir prazer às refeições, confiança ao falar em público, sorrir com desenvoltura isto é Qualidade de Vida. Após 40 anos de comprovação científica e desenvolvimento tecnológico, a terapia com implantes é, sem dúvida, um dos grandes avanços da Odontologia Moderna. Consiste em reabilitar estética e funcionalmente a região onde um ou mais dentes foram perdidos, com fixações de titânio que funcionarão como “raízes artificiais”, sustentando, assim, coroas protéticas. O planejamento com implantes é elaborado após uma avaliação clínica criteriosa, além de exames complementares como radiografias, tomografia computadorizada e exames laboratoriais.

Clínica Geral

A Clínica Geral odontológica envolve a prevenção, diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de condições, desordens e doenças dos dentes e gengivas. Os profissionais de clínica geral prestam serviços relacionados com a manutenção da higiene oral e saúde dentária. O dentista clínico geral é muito importante, pois sua atuação é a primeira linha de defesa contra os problemas da saúde bucal. Caso você necessite de procedimentos especiais, será encaminhado para o dentista especialista mais indicado para o caso.

Alguns procedimentos executados pelo dentista Clínico Geral:

•  Profilaxia (limpeza)
•  Remoção de tártaro
•  Remoção de cáries
•  Procedimentos de urgência
•  Pequenas restaurações
•  Ajustes e polimentos de restaurações
•  Orientações de técnicas de higiene bucal
•  Aplicação de flúor

Endodontia (tratamento de canal):

•  Ao ingerir alimentos quentes ou frios sinto dor. Haverá necessidade de tratar o canal do dente?
   Dependendo da intensidade da dor, a inflamação do nervo pode ser irreversível. Nestes casos é imprescindível uma visita ao endodontista (cirurgião dentista especialista em tratamentos de canal) para realização de testes clínicos que determinarão a necessidade ou não do tratamento de canal.

•  Ao mastigar sinto dor ou incômodo em um ou mais dentes. A solução seria o tratamento de canal?
   Em alguns casos sim, pois nesse estágio o nervo do dente já pode estar, apresentando problemas de vitalidade, porém é absolutamente necessária uma avaliação criteriosa para a definição sobre a intervenção endodôntica.

•  O que é necrose pulpar?
   É a falência do sistema de nervos e irrigação sanguínea do dente, o qual chamamos de polpa dental. Quando é diagnosticada a necrose pulpar temos que fazer o tratamento de canal, realizando a completa descontaminação e limpeza de toda a cavidade interna do canal dentário e com isso eliminando assim as bactérias e toxinas ali existentes.

•  O que é tratamento de canal em “polpas vivas”?
   É o tratamento de canal feito em dentes onde ainda não houve a deterioração do tecido pulpar, mas as agressões externas já atingiram a polpa dentária. Normalmente, nestes casos, o paciente relata dor de dente aguda à temperaturas frias e até mesmo dor espontânea.

•  O que é abcesso?
   Quando um dente tem que passar por tratamento de canal e o tecido interno, chamado polpa dental, necrosa podemos ter a formação de um abcesso. Nesses casos, o endodontista tem que intervir imediatamente, pois se trata de uma infecção de origem dentária que deve ser curada com o imediato tratamento do canal através de instrumentação mecânica e uso de medicamentos.

•  Quando tratamos o canal de um dente este tem obrigatoriamente que escurecer?
   Não, quando o tratamento de canal obedece à técnica correta e se faz uso de medicações e de materiais adequados no tratamento não há o risco de escurecimento por endodontia.

•  Quando vamos utilizar o dente como suporte de prótese fixa, temos obrigatoriamente que tratá-lo endodonticamente?
   Nem sempre, apesar de termos que tratar o canal quase na totalidade das vezes em consequência do desgaste feito no elemento dental afim deste sustentar este tipo de reabilitação (prótese dentária).

Daniel Miranda
Daniel Miranda

Clinica Miranda

Endereço

Rua Nove de Julho, 72 - Torre Norte - Conj 146
Santo Amaro - São Paulo - SP

Agende sua consulta