Ortodontia

O que é Ortodontia?

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que podem levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

Dúvidas mais frequentes sobre Ortodontia

•  Existe idade mínima e máxima para colocar aparelho?
   De modo geral, aos 5 anos já deve-se fazer uma avaliação ortodôntica com o intuito de avaliar a oclusão. Nesta idade, as crianças já têm todos os seus dentes de leite erupcionados e alguns problemas, como mordida cruzada e mordida aberta, podem estar presentes. Nesta fase, já há uma maturidade suficiente para interceptações de problemas, que se tratados na hora certa, facilitam o desenvolvimento da oclusão normal. Na fase adulta, não há limite de idade para início de uma ortodontia, desde que uma avaliação prévia, mostre a boca seja capaz de suportar forças ortodônticas.

•  Como o aparelho fixo funciona?
   Ele é usado para movimentar os dentes pela aplicação de força. A peça que é colada no dente é chamada de bracket, e é ele que permite que o ortodontista aplique uma determinada força nos dentes através dos arcos e acessórios. O arco é aquele fio metálico que passa pelos brackets e é o principal responsável pela movimentação dentária. Os arcos podem ter calibres diferentes e ser de ligas metálicas diferentes também, dependendo da função. As ligaduras são aquelas borrachinhas coloridas que servem para fixar o arco aos brackets que por sua vez estão colados nos dentes. É assim que o arco movimenta os dentes. Usando acessórios (molas e elásticos) e dobras no arco, o ortodontista consegue fazer com que os dentes se movimentem, corrigindo os problemas estéticos e funcionais da boca.

•  Que exames eu preciso fazer para iniciá-lo?
   Normalmente são pedidas radiografias e fotografias da face e da dentição, além dos modelos em gesso das arcadas. Você faz toda esta documentação ortodôntica em um único lugar e através dela podemos fazer uma avaliação completa do seu caso.

•  Quanto tempo dura o tratamento?
   Normalmente dura em torno de dois anos, podendo variar de acordo com o caso. O prazo do tratamento só pode ser definido com precisão após o diagnóstico do seu problema. Ao movimentar os dentes, precisamos respeitar os limites biológicos para evitar lesões nas raízes. Consultas quinzenais ou mensais vão variar de acordo com o ortodontista, com o problema do paciente e com o estágio em que o tratamento se encontra. Se a solução fosse diminuir os intervalos entre as consultas, todos os ortodontistas estariam terminando seus casos em um ano, ou menos. O importante é obter o resultado dentro do prazo proposto no início do tratamento e que este resultado tenha estabilidade.

•  Aparelho fixo machuca?
   No início, enquanto as bochechas e lábios ainda não se acostumaram com ele, pode ser necessário usar a cera de proteção para evitar aftas. Ela impede que os brackets fiquem em atrito com a mucosa bucal. Depois da primeira semana, geralmente a mucosa se adapta e o incômodo termina.

•  O aparelho estético é invisível? Fica amarelo com o tempo?
   Não, mas os brackets são feitos com materiais que imitam a cor dos dentes, por isso ficam bem mais discretos que os brackets metálicos. A porcelana e a safira não sofrem alteração de cor durante o tratamento, já os materiais plásticos (polioximetileno e policarbonato) podem ficar pigmentados dependendo da alimentação e hábitos do paciente(como o hábito de fumar). Por isso, só em casos de tempo de tratamento curto são indicados os plásticos. É importante ressaltar que os arcos ortodônticos são fabricados com ligas metálicas, e não possuem as características de transparência dos materiais usados nos brackets. Há a opção dos arcos que recebem um revestimento branco como se fosse uma pintura, mas ainda deixam a desejar esteticamente. As borrachinhas (ou ligaduras) são transparentes, mas ficam amareladas com bastante facilidade (duas a três semanas).

•  Em que situações é indicado o uso do aparelho móvel?
   Ele está dentro da especialidade Ortopedia Funcional dos Maxilares e tem as funções de estimular o crescimento ósseo e de corrigir problemas funcionais. Por isso é indicado para crianças entre seis e doze anos, portanto, na fase ativa de crescimento. Também podemos corrigir pequenas imperfeições no alinhamento dos dentes, com os aparelhos móveis. Só uma avaliação ortodôntica poderá definir o seu caso.

•  Qual tipo de aparelho melhor? Móvel ou fixo?
   Depende de cada situação. A grande vantagem dos aparelhos que são fixados à boca, é que eles estão 24h agindo no movimento dentário. Já os aparelhos móveis, precisam da colaboração do paciente e dos responsáveis para que tenham sua efetividade. Sob este ponto de vista, sempre que houver possibilidade de opção nós indicamos o aparelho ortodôntico fixo.

Os sinais mais comuns para as incorreções ortodonticas são:

Sobremordida - Algumas vezes chamada de "dentes salientes" - este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.

Mordida cruzada anterior - Uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.

Mordida aberta - Espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

Desvio de linha mediana - Ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

Diastema - Falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.Alterações no formato da gengiva

Apinhamento - Ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena. Alterações no formato da gengiva

Clínica Miranda
Sobre o Tratamento Ortodontico

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares.

Apoiada na capacitação técnica da sua equipe, a Clinica Miranda de Odontologia, fornece soluções completas para você, fale diretamente com o especialista e esclareça. Agende conosco uma consulta.

Clinica Miranda

Endereço

Rua Nove de Julho, 72 - Torre Norte - Conj 146
Santo Amaro - São Paulo - SP

Agende sua consulta